"Quer ajudar a mudar o mundo, arruma a tua gaveta..."

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ave, ave oh Senhora da Berlinda!!


É outubro e para um povo no Norte do país (Belém-Pará), é vivido e sentido o Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Formado por uma soma de momentos: inicia com a missa em que se apresenta o novo cartaz do Círio, daí vem novenas nas casas, as lojas arrumam sua vitrine com abjetos do Círio; o inicio do arraial; eis que a Imagem peregrina faz visitas nas repartições publicas e privadas da cidade; inicia a chegada das pessoas que vem andando de outras cidades; a romaria dos carros; o auto do Círio; o Círio Fluvial; o arrastão do pavulagem; a descida da imagem original; a missa onde é mostrado o manto que N.S de Nazaré Usara no Domingo; a moto Romaria; a transladação; a festa da xiquita; Teatro, Feira do Miriti; o Círio (momento mais marcante), o almoço do Círio; Círio das Crianças; a corrida do Círio e o Re- círio, etc. No intervalo de tudo isso tem as pessoas arrumando suas casas para recebe amigos e parentes que vem de longe (seja de cidades vizinhas, de outros Estados ou até de outros países), enfim tem muita coisa em torno dessa GRANDE festa.


Escrevendo assim parece simples... Mas viver isso é mágico! Em cada rosto uma expressão de amor, carinho e Fé. Tudo pela Virgem de Nazaré.

Pagadores de promessas vêm às ruas de Belém sem a menor vergonha de fazer u

m sacrifício a Nossa Senhora, são homens, mulheres, crianças e adultos todos numa sintonia de agradecimento as graças Alcançadas.





“Ave, Ave ó Senhora da Berlinda

Ave Maria este é meu grito de fé

Ave, Ave, Deus te fez a flor mais linda
Ave, Ave Ma
ria, Senhora de Nazaré..”






Não estranhe se de repente tu passar por um empurra, empurra... Deve ser a corda passando... Nesse momento ao fundo deve esta se aproximando a Nossa senhora em sua berlinda. Linda! E não é a imagem, propriamente dita, que nos encanta é a magia que vem nela, eis que vem Graças passando é momento de falar com Ela, agradecer, pedir, chorar, sorrir, levantar os braços... Faça o que seu coração mandar.








Feliz Círio!!!!!!!

Verônica de Nazaré

6 comentários:

Mazane disse...

Fiquei emocionada só de ler, o círio me emociona muito, a gente tem sempre muito a pedir e agradecer sempre, à mãe e ao filho. E além da corda algumas cruzes p carregar né minha rimã??

Mazane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sentimentalidades-Todas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sentimentalidades-Todas disse...

Meu bemmmmmmmmmm
você matou a pau!
Nosa festa é mesmo muito linda, emocionate
"e se não fosse a Mazane teria sido melhor".....kkkk
Sacanagem com ela!

Bjs
Mônica

Verônica Alencar disse...

hahahaha... Ave Maria Monica!!!!!! esse "se não fosse a Mazane teria sido melhor" hahahahahahaha
Mas ela entendeu o q eu disse... hahahahahaha

beijossssss

Mazane disse...

Não tem aquela história de dia da caça e dia do caçador? Pois tem dia de cruz e dia de carregador!!!!!!